Sunday, October 10, 2010

dia das memórias




na sombra desta árvore guardo algumas das melhores memórias da minha vida.
ontem fui à Escola Secundária Augusto Gomes para a despedida do edifício, que vai ser demolido para dar lugar a um novo.
na despedida renovei a memória dos lugares, das pessoas... desci as escadas que descia todos os dias a caminho das salas de aula, sentei-me no lugar onde tantas vezes me sentei, onde tanto aprendi. revi com uma alegria enorme os meus professores, aqueles que me ensinaram, me ajudaram a crescer e a ser o que hoje sou. arrepiei-me a sentir o chão, arrepiei-me com os sorrisos e os olhares tão iguais ao que eram há mais de 25 anos...
ontem foi dia de despedidas. mas foi, também, dia de reencontros.
não sei se esta árvore será cortada e se deixará de projectar no chão a sua sombra. mas sei que era para esta sombra que eu ia namorar, ou cantar com os amigos em redor de uma guitarra.
foi esta sombra que me ajudou a crescer.
foi esta sombra que me ensinou a liberdade.

3 comments:

JP said...

Olá!!
Adorei o texto, tanto que me fez sentir saudades da minha própria escola e pensar por tudo o que passei e as pessoas que conheci e que pelos vistos ficaram...

Beijos!

RF said...

De facto, a Nacional, como muitos ainda lhe chamam, tem destas coisas, o poder de marcar tão bem o seu lugar na vida de quem por lá passou e todos estes anos depois deixar-nos dizer que os dias lá passados foram uns dos melhores tempos que vivemos.
É por coisas tão simples e banais como o Muro 25, a cadela Tita, algumas funcionárias castiças que se dedicaram àquela casa ou a uma simples árvore que guarda tantos segredos que jamais poderei dizer que o meu tempo na Nacional não me marcou.
Tomara que a nova ESAG dê aos seus alunos o que a velha Nacional deu às gerações que por lá passaram.
Uma vez na Nacional, da Nacional para sempre!

RF

FM said...

Apesar de ter saído da ESAG à pouco tempo, não consigo deixar de partilhar o sentimento que o texto transmite!
Já diz o anúncio: "o que é Nacional é bom!" A ESAG é prova viva disso mesmo!