Thursday, June 14, 2007

credo do educador optimista

Cecilia Costa, sem título

Prometo a mim mesmo tentar:

Ser tão forte que nada pode perturbar a minha paz de espírito.
Transmitir saúde, felicidade e prosperidade a cada um dos meus alunos
Prestar atenção ao lado mais bonito das coisas e fazer com que o meu optimismo seja visível
Pensar só no melhor, trabalhar para o melhor, e esperar somente o melhor.
Ser tão entusiasta com o êxito dos meus alunos como com o meu próprio êxito como educador
Perdoar os erros do passado e concentrar-me nas realizações do futuro.
Mostrar-me sempre alegre e oferecer um sorriso aos seres humanos com que me cruzar
Dedicar tanto tempo a tentar melhorar que não tenha tempo para criticar as outros.
Ser tão forte que não me preocupe, tão nobre que não me descontrole, tão resistente que não Tenha ansiedade e tão feliz que não desfaleça perante as adversidades
Trabalhar com energia para que os meus alunos estejam, hoje e sempre, apaixonados pela vida.



Cristian D. Larson, 1912


Eu sei, eu sei... não estamos no início do ano lectivo, estamos no fim...Sei que tenho de me lembrar de tudo isto em Setembro, mesmo antes de começar o próximo ano. Mas é importante fazer o balanço do ano que passou. Para sermos capazes de melhorar, precisamos de perceber o que falhou e o que já fazemos bem... É necessário ter a capacidade de corrigir os erros e de tentar fazer ainda melhor aquilo que já sai bem. Por isso não faz mal nenhum olhar para o que, todos os anos, prometo a mim própria que vou tentar. E prometo que, no próximo ano, vou tentar de novo. Os meus alunos merecem...

No comments: