Saturday, June 23, 2007

serviço público


23 de Junho é o dia das Nações Unidas para o Serviço Público.

Em 2000 foi criado o Prémio das Nações Unidas para os Serviços Públicos, que é o mais alto reconhecimento internacional à excelência em serviços públicos. O prémio contempla as realizações criativas e contribuições das instituições de serviços públicos para uma administração pública mais eficaz e responsável, em países do mundo todo, sendo atribuído em três categorias:

1. Melhoria da transparência, responsabilidade e capacidade de resposta do serviço público;
2. Melhoria na prestação dos serviços;
3. Uso das tecnologias de informação e comunicação no Governo (e-Government).

Os prémios são distribuidos por instituições ou organismos públicos que a ele se candidatam, sendo as candidaturas analisadas pela Divisão de Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento das Nações Unidas.

Em 2006, os prémios da primeira categoria foram para o Ruanda, Singapura e Holanda, da segunda para Zambia, India, Canadá, Brasil e da terceira para a Austrália, Belgica e Emiratos árabes Unidos. Foi ainda distinguido um organismo da República da Coreia com o Prémio Inovação. (clique sobre o título para mais informações)

Em 2007 os prémios serão entregues no próximo dia 26 em Viena, durante o 7º Forum Global sobre Reinvenção do Governo. O fórum será realizado de 26 a 29 de Junho de 2007.

1 comment:

Al Berto said...

Olá:

Amei conhecer o teu blog.
Obrigado pela visita ao EG.
Quanto ao teu post só posso dizer que, "pelo andar da carruagem", vai tardar muito até que esse prémio chegue a Portugal.

Um beijinho,